breathtaking-view-village-mountains-captured-madeira-island.jpg
Untitled-2-01.png
Untitled-2-02.png

Descubra a magia da tradição e história do bandolim na Ilha da Madeira, onde a natureza e a música celebram em harmonia seus encantos pelos quatro cantos da Ilha.

A Rota do Bandolim da Madeira, apresenta vários itinerários onde terá a oportunidade de conhecer as comunidades da ilha que trazem na sua essência a paixão e a tradição do bandolim, transmitida de geração a geração.  
Os seus vários percursos passam por todos os concelhos da ilha da Madeira, mostrando ao visitante uma tradição que remonta à mais de um século e que ainda hoje se mantem viva no seio das suas comunidades, sendo uma das regiões no mundo com a maior concentração de agrupamentos de bandolins.  
É uma rota de emoções, da natureza, das maravilhas da ilha com seus sabores e perfumes, estimulando todos os sentidos, oferecendo assim uma experiência única.  
O bandolim é a desculpa para estarmos juntos, porque família é a nossa melhor tradição! 

Discover the magic of the tradition and history of the Mandolin in Madeira, where nature and music harmoniously celebrate its charms in the four corners of the island.

The Madeira Mandolin Route has several itineraries where you will have the opportunity to get to know the island’s communities that bring in their essence the passion and the tradition of the mandolin, transmitted from generation to generation.  
Its various routes pass through all Madeira Island regions, showing the visitor a tradition that dates back more than a century and that is still alive today within its communities, being one of the places in the world with the highest concentration of mandolin groups.  
It ‘s a route of emotions, nature, the wonders of the island with its flavors and perfumes, stimulating all senses to offer a unique experience. 
The mandolin is the excuse for us to be together, because family is our best tradition!  

Rota do Porto da Cruz 
Um anfiteatro
para o mar do Norte…

Porto da Cruz Route

An amphitheatre

for the Northen Sea…

IMG_2235.JPEG
Untitled-2-01.png
IMG_4168.JPG

Itinerário

Passeio de meio dia – Sensivelmente 4 horas
 
A primeira paragem será no Miradouro do Pico do Facho onde contemplaremos a vista deslumbrante para o Vale de Machico, Ponta de São Lourenço e a imensidão azul do mar. Seguiremos depois em direção a Portela para uma degustação da tradicional Poncha feita pelo Sr. Rafael, receita exclusiva da sua família. 

Continuamos pela estrada regional do Porto da Cruz, com breve visita pela sua exuberante baía, que nos levará ao Engenho do Norte, nossa paragem final, construída em 1927, sendo o único engenho na Europa a usar vapor como força motriz. 
Envolvidos por esse cenário emblemático, teremos o som do Sexteto Eurico Martins e ouviremos contos e lendas do Porto da Cruz ao sabor da água ardente regional complementada por algumas iguarias da Ilha, estando assim todos os sentidos em harmonia. 
No final da Rota faremos o retorno ao vosso Hotel.

Itinerary

Half day tour – roughly 4 hours. 
 Our first stop it will be at Pico do Facho Viewpoint, with a breathtaking view of Machico Valley, Ponta de São Lourenço and the vast blue sea in the background. We continue towards Portela with a tasting of the traditional Poncha made by Mr. Rafael, an exclusive family recipe.

We continue along the regional road of Porto da Cruz with a brief visit to its exuberant bay that will take you to the Engenho do Norte, our final stop, built in 1927, being the only working mill in Europe to use steam as a driving force.  
Surrounded by this emblematic scenario, we will have the sound of the Sexteto Eurico Martins and hear stories and legends from Porto da Cruz while tasting the flavors of regional Rum complemented by some delicacies from the Island, thus all the senses are in harmony.  
in the end of the route we will return to your Hotel.  

 

IMG_2184.JPEG
IMG_4226_edited.jpg
Untitled-2-02_edited.png

Sexteto
Eurico Martins

Sobre o Agrupamento: Sexteto Eurico Martins

O projeto Sexteto/Septeto Eurico Martins é um grupo musical nascido no seio da Orquestra de Bandolins da Madeira e desenvolvido sobre o lema “recordar o passado, escrever o futuro”.

 

Apresentado a 25 de junho de 2019, é formado por executantes pertencentes à Orquestra de Bandolins da Madeira e é assentado em dois factores: na história da formação musical que deu origem ao projeto atual, o Sexteto/Septeto Passos de Freitas, e na devida homenagem ao mentor e “empreendedor” da Orquestra de Bandolins da Madeira, o Maestro Eurico Martins.

 

O Sexteto/Septeto Passos de Freitas tem a sua origem na década 10 do século XIX, tendo sido fundado pelo professor madeirense Fernando de Ascensão Clairouin (1897-1962). O nome “Passos de Freitas” foi per si uma homenagem ao Dr. Passos de Freitas que implementou a tradição bandolinística na Ilha da Madeira e formou o primeiro grupo musical de bandolins em São Roque que, hoje, é reconhecido como a Orquestra de Bandolins da Madeira.

 

A adaptação do nome “Eurico Martins” no projeto atual envolve o facto de, por um lado, este ter sido o “pai” da evolução musical, social e da tradição do bandolim na Orquestra de Bandolins da Madeira e na freguesia de São Roque durante mais de 20 anos, e ainda o facto do próprio Maestro Eurico Martins ter tido este sonho de reeditar esta parte histórica que engloba a Orquestra e a Associação nela inserida, o Recreio Musical União da Mocidade.

Cumprindo este sonho antigo, o objetivo deste projeto será perpetuar, de forma indelével, a história de um grupo conhecido e apreciado no seu tempo e preservar a história da música e a tradição do bandolim.

the island with its flavors and perfumes, stimulating all senses to offer a unique experience. 
The mandolin is the excuse for us to be together, because family is our best tradition!  

Direção Geral 
Norberto Gonçalves da Cruz

Direção de Recursos Humanos e Produção Executiva
Lidiane Duailibi

Direção de Imagem e Multimédia
Turnino Caires

Coordenação de Produção e Vendas
Charles Duailibi

Coordenação Tours
Susana Fernandes

Fotografias
Paulo Nunes | Turnino Caires

aS.jpg

CONTATOS

Associação de Bandolins da Madeira

Rua Latino Coelho 57, R/C

9060-155 Funchal

Portugal

geral@bandolins-madeira.net

Obrigado pelo envio!